RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 15 DE JUNHO DE 2020

Publicado em 02/07/2020, Por PATRICIA

ATA N. 08/2020.

Aos quinze dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte, às dezenove horas, no recinto da Sala de Sessões da Câmara Municipal de São Valentim, realizou-se a Oitava Sessão Ordinária, do Quarto Período Legislativo, da Décima Quarta Legislatura da Câmara Municipal de São Valentim. Presentes os Vereadores: Ademir Baldo – PT, Fabiano Gaboardi – MDB, Flavio Beal – PSB, Itacir Domingos Marca – PSB, José Idelmiro Rodrigues Ferreira – Progressista, Micael Renan Klimuk – PSDB, Solange de Souza Bottini – Progressista, Valdir Remus – Cidadania - Vilmar Antonio Portella - MDB. Havendo quórum regimental, o Senhor Presidente Ademir Baldo, invocando a palavra de Deus, deu por aberta a Sessão. O Presidente fez um agradecimento a todos os presentes e parabenizou a Assessora Jurídica Simone de Souza Pansera pela passagem do seu aniversário. Em seguida, convidou o Primeiro Secretário para fazer a leitura da Ordem do Dia, constando a seguinte matéria: MATÉRIA DO LEGISLATIVO: Ata n.007/2020 (Sessão Ordinária). Indicação n. 003/2020. Vereador Valdir Remus. Nos termos regimentais foi dispensada a leitura da Ata n. 007/2020 (Sessão Ordinária). Não havendo oradores, foi colocada em votação. Aprovada por unanimidade. Colocada em discussão a Indicação 003/2020. Manifestou-se o Vereador Valdir Remus, cumprimentou a todos e disse: “Quero pedir o apoio dos nobres colegas Vereadores a respeito dessa Indicação, na verdade como vocês todos conhecem e sabem, o desenvolvimento do Município exige vias de estradas com perfeitas condições, para o desenvolvimento do Município e do Estado como sempre foi, sem uma estrada boa a gente não tem progresso, não tem evolução. Então essa é uma curva na Linha Quadro que o pessoal vem reclamando, e falando com os motoristas, por acaso eu me encontrei em Erechim com um deles, que ele tem caminhão porcadeiro, e eles acham bastante difícil porque é uma curva e é subida, então se desviar aproximadamente cinquenta metros vai deixar essa estrada reta e bem levezinha, sem inclinação nenhuma. Acredito que é o trabalho de um dia de serviço, para as máquinas da Prefeitura, e é bem tranquilo para fazer, claro que o Prefeito vai ter que entrar em contato com o proprietário que é o Carlos Sussina, mas acredito que não vai ter problema, porque é praticamente uma área que ele não usa e não vai usar, e até mesmo porque se mudar essa estrada ele vai poder reutilizar essa área da antiga estrada pra lavoura ou reflorestamento. Então peço a compreensão dos colegas Vereadores para aprovarem a Indicação. Muito obrigado.” Colocada em votação a Indicação 003/2020. Aprovada por unanimidade. Concedidos dez minutos para manifestações pessoais. Manifestou-se a Vereadora Solange de Souza Bottini, cumprimentou a todos e disse: “Eu só quero levar ao conhecimento de vocês colegas e das pessoas do Município que mais ou menos há um mês atrás eu entrei em contato com a Secretaria de Agricultura do Estado, solicitando poços artesianos, em uma matéria eu vi que eles estavam destinando dois poços para os municípios que haviam decretado, na época da seca a gente teve um sério problema, então eu encaminhei ao Secretário e há uns quinze dias atrás ele me ligou retornando e pedindo para que eu entrasse em contato com o Executivo, porque o Executivo não tinha feito uma solicitação via oficio como tem que ser feita, então conversando com o nosso Prefeito Municipal pedi a ele que se pudesse fazer esses ofícios e encaminhar para a Secretaria fazendo essas solicitações para a gente destinar ao Município dois poços artesianos. Sou conhecedora que em alguns lugares já estão prontos até e logo começarão a funcionar, mas a gene também tem alguns locais que ainda não tem e que a gente tem sérios problemas, então se Deus quiser estará vindo mais dois poços artesianos para duas localidades do interior, as quais a gente já tem determinado quais são, e conversando com ele a gente entrou num entendimento, e a gente já escolheu quais são essas comunidades, porque a gente tem que levantar o número de famílias que lá residem bem certinho, então eu achei que era interessante à gente colocar para vocês também que provavelmente o Município vai ser contemplado com dois poços artesianos e isso é muito importante, porque em épocas de seca se sofre muito. Eu quero pedir também nesta Tribuna, uma atenção especial ao setor de engenharia para que faça uma visita ou uma análise, eu até já estive conversando com o Secretário, conversei com o Assessor Jurídico também, a respeito de estacionamentos em alguns estabelecimentos da avenida. Eu estive procurando para conversarmos só que eu não tive retorno e eu preciso que eles deem uma resposta, aí em frente o prédio do Balbinot existe uma rótula, e dos dois lados da rótula tem faixa de segurança, e nós temos vários comércios, e esses comércios não tem como fazer carga e descarga. É uma situação complicada, porém a gente sabe que quando esses espaços foram construídos eles tiveram a liberação para funcionamento, então a gente tem que ver qual a melhor forma de tentar ajudar esse pessoal na questão de estacionamento, então eu gostaria de pedir para o setor de engenharia que fizesse uma visita lá e analisasse e conversasse com o Jurídico que já tem conhecimento disso, já conversei com ele, já conversei com o Secretário, já faz alguns dias e a gente está aguardando retorno e gostaríamos que eles dessem uma atenção especial. Muito obrigada e boa noite.” Não havendo mais nada a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, e comunicou que a próxima Sessão Ordinária será realizada aos vinte e nove dias do mês de junho de dois mil e vinte. Em seguida convidou os Senhores Vereadores para assinarem o Livro de Presenças e a Ata, desejando a todos uma Boa Noite.