RESUMO DA SESSÃO ORDINARIA 01 DE MARÇO DE 2021

Publicado em 15/03/2021, Por Sandra

ATA N. 02/2021.

Ao primeiro dia do mês de março do ano de dois mil e vinte e um, às dezenove horas, no recinto da Sala de Sessões da Câmara Municipal de São Valentim, realizou-se a Segunda Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Décima Quinta Legislatura da Câmara Municipal de São Valentim. Presentes os Vereadores: Ademir Baldo – PT, Fabiano Gaboardi – MDB, Jandir Antônio Meneghetti - MDB, Laídes Teresinha Gaboardi Feronato – MDB, Lenilce Teresinha Rigo – PSB, Márcio Bernardi – PP, Mônica Estela Perondi Remus – PSDB, Rogério Franceschi – PP, Vilmar Antônio Portella - MDB. Havendo quórum regimental, o Senhor Presidente Fabiano Gaboardi, invocando a palavra de Deus, deu por aberta a Sessão. O Presidente fez um agradecimento a todos os presentes. Em seguida, convidou o Primeiro Secretário para fazer a leitura da Ordem do Dia, constando a seguinte matéria: MATÉRIA DO EXPEDIENTE. Ata nº 001/2021 (Sessão Ordinária). Não havendo oradores, foi colocada em votação. Aprovada por unanimidade. Requerimento nº 001/2021. Pedido de urgência na tramitação do Projeto de Lei nº 001/2021 de 24 de fevereiro de 2021. Colocado em discussão o Requerimento n. 001/2021. Colocado em votação. Aprovado por unanimidade. MATÉRIA DO EXECUTIVO: Projeto de Lei n. 01/2021. Concede incentivos à produtores rurais, estabelece regras e dá outras providências. Ofício n. 27/2021. Pedido de urgência ao Projeto de Lei n. 02/2021. Projeto de Lei n. 02/2021. Autoriza o convênio com o município de Cruzaltense/RS, para construção de uma ponte na divisa dos municípios e dá outras providências. Colocado em discussão o Projeto de Lei n. 001/2021. Manifestou-se o Vereador Ademir Baldo, cumprimentou a todos e disse: “Quanto a este projeto de dar incentivo, quero dizer que sou totalmente favorável porque a bacia leiteira é muito importante para nosso município, uma vez que as nossas famílias são todas pequenas, de pouca quantidade de terra e a bacia leiteira é uma atividade que ajuda as famílias, a questão de sobrevivência, de viabilizar as famílias, mas também quero dizer que quando nós iniciamos, o objetivo um pouco da questão da, do clube da bezerra, que se começasse com a exposição e com o passar do tempo, que também a gente pensasse na questão da comercialização, poder vender esse animais de qualidade, bem cuidado, até pra dar exemplos pras famílias, então assim eu peço pra Emater, junto com a Secretaria da Agricultura e também os que participam do clube da bezerra que dão uma pensada nessa, é importante, então deixo a ideia aí, e se não for importante siga como está, mas na minha opinião seria importante que o pessoal começasse também a comercialização dos animais, era isso. Obrigado”. Manifestou-se o Vereador Vilmar Antônio Portella, cumprimentou a todos e disse: “Em relação ao Projeto, ora em apreciação, eu quero parabenizar a iniciativa do nosso Prefeito Municipal Claudimir Paniz, por no início do seu mandato já começar conceder incentivo aos produtores de leite, que hoje nas nossas pequenas propriedades é a maior fonte de renda, então nada mais justo do que conceder incentivo, porque hoje as pequenas propriedades são a maior empresa que nós temos no município, aonde emprega maior número de pessoas, não são empregados com contrato de trabalho na CLT, mas sim falando como exemplo de empresa, porque os agricultores chega final do mês recebe, como bem falou o nosso nobre colega Ademir Baldo, que também tem bastante conhecimento, por fazer parte da Cooperval, Cooperativa de leite, aí da nossa região, que nós temos sim que incentivar e também acho interessante a comercialização dos animais entre nossos produtores rurais prá diversificar a genética, é muito interessante esse trabalho também, então muito obrigado ao Sr. Prefeito e acredito que é um projeto de, que vai beneficiar e muito nossos produtores de leite, muito obrigado”. Manifestou-se o Presidente Fabiano Gaboardi: Colocado em votação o Projeto de Lei n. 001/2021. Aprovado por unanimidade. Colocado em votação o Ofício n. 27/2021. Aprovado por unanimidade. Colocado em discussão o Projeto de Lei n. 002/2021. Coloco em votação o Projeto de Lei n.002/2021. Aprovado por unanimidade. Concedido dez minutos finais para manifestações pessoais. Manifestou-se a Vereadora Mônica Estela Perondi Remus, cumprimentou a todos e disse: “Venho aqui bem rapidinho só para parabenizar a iniciativa da Prefeitura em relação a ajudar os nossos agricultores quando nós temos o município basicamente agrícola, né, é rural, é muito importante sim que incentive para que as pessoas possam continuar no interior, né, e também a questão da ponte, que a gente sabe o quanto é difícil lidar com divisas dentro dos municípios, não depende só do nosso município, depende de outros, né, e é difícil essa questão, então parabéns. Hã, semana passada me passei e a gente teve reunião dia dezoito e acabei não comentando, não parabenizando ao município, pelo seu aniversário, afinal era feriado na quarta né, a gente teve reunião na quinta e na quarta foi aniversário do nosso município, né, eu queria pedir desculpas e parabenizar o município pela passagem do seu aniversário, que o nosso município progrida e tenha sempre pessoas hospitaleiras, pessoas do bem, que a gente possa melhorar, estar sempre juntos e também vou bem rapidinho parabenizar o meu marido que por causa dele estou aqui hoje né, se não fosse por ele não estaria aqui, que está de aniversário hoje né, acho que a gente precisa valorizar quem está ao nosso lado sempre, muito obrigado”. Não havendo mais nada a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, e comunicou que a próxima Sessão Ordinária será realizada no dia quinze do mês de março de dois mil e vinte e um, às dezenove horas. Em seguida convidou os Senhores Vereadores para assinarem o Livro de Presenças e a Ata, desejando a todos uma Boa Noite.